sexta-feira, 18 de março de 2011

DIFERENÇA ENTRE EXERCÍCIO FÍSICO E ATIVIDADE FÍSICA

Hoje em dia muito tem se falado a respeito da prática de atividade física e exercício físico, mas você sabe a diferença entre as duas práticas? Atividade física é tudo aquilo que fazemos ao longo do dia como, por exemplo: Subir escada, ir à padaria, limpar a casa, carregar um balde de água, lavar o carro, dançar, etc... É tudo aquilo que promove gasto calórico maior que em repouso.
Exercício físico, é uma atividade programada, com intensidade e duração de acordo com o objetivo de cada um ou apenas por lazer como, por exemplo:  esportes coletivos ou individuais, musculação, pilates, aulas de ginástica em geral, corrida, andar de bicicleta, etc... Os exercícios físicos são divididos em: Exercícios Aeróbios e Anaeróbios.
 Sendo exercícios físicos aeróbios movimentos repetitivos de longa duração, que utilizam os grandes grupos musculares. Tal fato acarreta o aparecimento de respostas adaptativas positivas do corpo, ao longo de várias semanas gerando um gasto calórico maior, ideal para as pessoas que estão acima do peso ou que desejam melhorar a sua capacidade respiratória e cardiovascular. Exemplos: caminhar, correr, dançar, nadar, pedalar ou praticar artes marciais.
Já os exercícios físicos anaeróbios são também chamados de contra resistidos. Em contraste com os aeróbios, os exercícios anaeróbios são qualquer exercício que consista de movimentos rápidos de alta  intensidade e curta duração seguidos por períodos de descanso, resultando no desenvolvimento de força e hipertrofia muscular (aumento da massa dos músculos). Exemplos: musculação (levantamento de pesos), Yoga, Pilates, saltos, flexões, abdominais e agachamentos.
Uma boa dica seria a conciliação das duas modalidades, isso acarretaria em um excelente gasto calórico, favorecendo a perda de peso e a tonificação muscular, melhorando a qualidade de vida proporcionando uma melhora no aspecto visual, emocional e facilitando o dia a dia do praticante.
Sendo que a atividade anaeróbia é indispensável principalmente para os idosos que nesse caso começam a perder a força muscular, o equilíbrio e a coordenação, esta promove o aumento da densidade óssea, prevenindo a osteoporose, maior independência que gera uma melhora da auto-estima, facilitando as atividades simples, mas que fazem toda a diferença aos idosos, como por exemplo: Sentar e levantar de uma cadeira, higiene e cuidados pessoais. A atividade anaeróbia em alguns casos é até mais recomendada do que a aeróbia pelo falo de não aumentar tanto a freqüência arterial.
O importante sempre antes da prática de qualquer exercício físico é o acompanhamento médico e um aconselhamento nutricional. Sempre procure locais onde haja a supervisão de um profissional de Educação Física formado e especializado para que sua prática além de prazerosa se torne segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário