sexta-feira, 18 de março de 2011

Cuide bem da sua Coluna

Durante a evolução houve mudança da posição quadrúpede para bípede, perdeu-se a estabilidade da coluna vertebral, que passou a suportar uma carga muito maior exigindo mais dos  músculos, ligamentos e articulações que são estruturas responsáveis pela sustentação do corpo.
A coluna vista de frente é um eixo reto, vista de lado mostra curvaturas que lembram a de um “s”. Estas curvaturas são normais (fisiológicas) e permitem o equilíbrio necessário para manter o homem na postura vertical. Porém para a coluna se manter íntegra, depende do sistema muscular, e se os músculos não estiverem preparados para a sustentação, a tensão muscular é inevitável e a resposta vem através da dor.
Dor na a coluna ou “dor nas cotas” costuma aparecer principalmente pela manha com melhora após começar as atividades diárias e retornando ao fim do dia, isto indica que algo no corpo está errado.  O problema pode ser causado por problemas congênitos, erro de postura, obesidade, atrofia muscular, falta de exercícios físicos, exercícios mal malfeitos ou excessivos, e o envelhecimento que levam a uma sobrecarga das estruturas da coluna lesando as cartilagens, ligamentos, o disco intervertebral e desequilibrando a musculatura. Horas na frente do computador, bolsas pesadas, postura errada, filhos pequenos no colo, falta de atividade física, desequilíbrio muscular. Seja qual for o motivo, todo mundo já sentiu ou vai sentir dor lombar. Isso não é apenas uma suposição, a informação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que todas as pessoas enfrentarão ao menos uma vez na vida.
Portanto se a dor for recorrente o corpo começa a compensar (mecanismo de defesa do organismo) para o alivio da dor, por conseqüência gera um vicio postural. Essa compensação futuramente pode ocasionar lesões em outros segmentos corporais, (como ombros, quadril e joelhos). O que era um simples desconforto momentâneo pode transformar-se em um problema maior que passa a  comprometer a qualidade de vida de um individuo impedindo-o de dormir, afastando-o de suas atividades e levando-o a procurar os serviços de saúde freqüentemente, o que provoca grandes prejuízos econômicos. A dor física leva a restrição dos movimentos e a dor emocional que acompanha a incapacitação, a restrição para o lazer e o trabalho, por isso é importante a prevenção dessas dores agudas, evitando que se tornem crônicas. O tratamento varia de acordo com o que causa o problema, mas todos terão de mudar o estilo de vida, adotando hábitos saudáveis, sob supervisão médica.
Uma ótima opção para a solução das dores e desequilíbrios musculares é a pratica do método Pilates. Os exercícios de Pilates promovem alongamento e fortalecimento das estruturas responsáveis pelo equilíbrio corporal ativando o core (Casa de Força, Power House) Os músculos mais superficiais (eretor da espinha, reto do abdome e oblíquo externo do abdome) e os profundos centrais – multífidos, rotadores, transverso do abdome, oblíquo interno do abdome e quadrado lombar) estão mais próximos do eixo, agindo primariamente na estabilização (KISNER ; COLBY, 2005). O que irá ajudar a manter uma postura adequada e proteger a sua coluna.
Por se tratar de um método que requer uma consciência corporal muito grande o praticante perceberá os resultados em um curto espaço de tempo.
Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros perceberão a diferença e com 30 sessões, você terá um novo corpo” (Joseph Pilates)
Mas lembre-se exija sempre um profissional formado e especializado no Método Pilates para melhor atende-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário